terça-feira, 19 de março de 2013

O Ciúme - Guilherme de Almeida

A minha melhor lembrança é esse instante no qual
Pela primeira vez me entrou pela retina
Tua silhueta provocante e fina
Como um punhal.
Depois, passaste a ser unicamente
Aquela
Que a gente se habitua a achar apenas bela


E que é quase banal..
E agora que te tenho em minhas mãos e sei
que os teus nervos se enfeixam todos em meus dedos
Que os teus sentidos são cinco brinquedos
Com que brinquei;
Agora, que não mais me és inédita, agora
Que compreendo que tal como te vira outrora
Não mais te verei;
Agora que de ti, por muito que me dês,
Já não me podes dar a impressão que me deste,
A primeira impressão que me fizeste,
Louco, talvez,
Tenho ciúme de quem não te conheci ainda
E, cedo ou tarde, te verá, pálida e linda pela primeira vez.









                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Pra mim que sou fascinado em Guilherme de Almeida, fica a suspeita ao comentário. Contudo, minha opinião é: "Ele foi um dos maiores poetas, não só brasileiro ( dado toda sua versatilidade ). Cada poema é uma viagem pelo mundo da imaginação, e que fantástica era a dele. Muito elogiado por Manuel Bandeira, eleito também Príncipe dos Poetas, acredito que deveria ser mais prestigiado do que o é. Não sei porque razão, seus poemas tão belos, de rima e metrificação rica e perfeita, estão tão pouco presente nos livros didáticos. Mas quem sabe um dia, ainda há de se fazer justiça.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário