domingo, 24 de março de 2013

Motivo ( estrofe ) - Cecília Meireles

" Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste:
Sou poeta ".



      " O instante " . Para muitas pessoas o que importa é viver o momento, para outras, felicidade não existe, o que existe são momentos felizes. Minha opinião, essa me reservo ao direito de discordar.
      Como o primeiro verso inicia em primeira pessoa " Eu ", o direito subjetivo de cada um, que não reclame depois, pois a única coisa que fica, é o que construímos... O primeiro verso mostra a importância de viver o presente, o momento e o lugar para ser feliz é aqui e agora. O passado não volta e o futuro é indefinido, porque envolve também ações e atitudes alheias.
     No segundo verso é claro a valorização do presente, " vida completa ", a justificativa de porque cantar,
aproveitar, o desapego à ideia de transformação.
     Os dois últimos versos, na minha opinião o ápice da poesia, não precisaria sequer dar continuidade. " O ser poético ", esse espírito diferenciado, que Fernando Pessoa denominou de " fingido ". Quem sabe quando  
o escritor ou o eu lírico está presente, os críticos ? Quanta certeza que eles tem!
     Mas como é linda a visão de mundo do poeta. A capacidade de criar e recriar realidades através das palavras, palavras que para ele surge com tanta naturalidade, e claro impessoalidade, por predominância.
      Por fim, acredito que Cecília Meireles consegue dizer pra todos o que é o poeta, aí, meditar sobre as ações quando "alegre" ou "triste", e toda uma potencialização de sentimentos que almas comedidas jamais compreenderão.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário